Gilmar Mendes leva “Gilmarpalooza” de Lisboa para Buenos Aires
Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), levará pela primeira vez à América do Sul o evento que ficou conhecido como “Gilmarpalooza”, tradicional fórum jurídico realizado em Portugal.
BRASIL
11/3/20252 min read


Batizado de Fórum de Buenos Aires, o encontro começa na próxima quarta-feira (5), na capital argentina, e promete reunir uma elite política, jurídica e empresarial do continente.
O anúncio da nova sede acontece após uma série de punições dos EUA a membros do judiciário do Brasil, com perda de vistos e, em caso de Moraes, sancionado pela Ley Magnitsky.
Apresentado como um “evento perfeito” para gestores públicos, juristas e acadêmicos, o fórum contará com a participação de Alexandre de Moraes, também ministro do STF, que falará sobre proteção à democracia em tempos de crise. O governo Lula será representado pelos ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Além de representantes do Judiciário e do Executivo, o encontro incluirá parlamentares e executivos do setor financeiro, como Luiz Carlos Trabuco (Bradesco) e André Esteves (BTG Pactual). O senador Rodrigo Pacheco, o deputado Marcos Pereira e o ex-presidente colombiano Iván Duque também estão entre os convidados.
Inspirado nas 13 edições realizadas em Lisboa, o evento argentino pretende reproduzir o mesmo formato de debates e networking que tornou o Gilmarpalooza uma marca anual da elite política e empresarial brasileira.
Apesar do prestígio, o fórum é alvo de críticas recorrentes. Especialistas e entidades questionam a proximidade entre ministros do STF, autoridades do governo e banqueiros, o que poderia gerar conflitos de interesse e falta de transparência. Há quem veja risco ético no fato de que empresários com causas em tramitação no Supremo passem dias em contato direto com magistrados.
O Fórum de Buenos Aires termina na sexta-feira (7) e deve consolidar a expansão internacional do evento idealizado por Gilmar Mendes. Veja os presentes.
Alexandre de Moraes – Ministro do Supremo Tribunal Federal
Hugo Motta – Presidente da Câmara dos Deputados
Carlos Fávaro – Ministro da Agricultura
Alexandre Silveira – Ministro de Minas e Energia
Luiz Carlos Trabuco – Presidente do Conselho de Administração do Bradesco
André Esteves – Chairman do BTG Pactual
Rodrigo Pacheco – Senador e cotado a uma vaga de ministro do STF
Marcos Pereira – Deputado federal e presidente do Republicanos
Eduardo Gomes – Primeiro vice-presidente do Senado
Luís Felipe Salomão – Vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça
Alexandre Nogueira – CEO do Grupo Light
Iván Duque – Ex-presidente da Colômbia
Contato
contato@direitaativa.com
© 2025. All rights reserved.