Governo Trump cancela vista de médico brasileiro que celebrou morte de Charlie Kirk

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou neste domingo (14) medidas contra estrangeiros que celebraram nas redes sociais o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk.

INTERNACIONAL

9/12/20252 min read

Entre os alvos está um neurocirurgião brasileiro, de Pernambuco, que escreveu no Instagram: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.

Landau classificou a declaração como “a mais assustadora de todo o conteúdo depravado” que encontrou e afirmou ter orientado o setor consular a revogar o visto do médico, além de incluir seu nome em alerta para impedir futuras entradas no país.

“Este é um profissional autorizado, que fez o juramento de Hipócrates?”, questionou o diplomata em publicação no X (antigo Twitter).

O representante americano também vem respondendo a postagens denunciadas com a imagem “El Quitavisas” (“O Tira-Vistos”), reforçando que identificar autores de mensagens comemorativas e acionar autoridades consulares é, segundo ele, uma forma de “proteger o povo norte-americano”.

No Brasil, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também tem mobilizado campanhas contra usuários que ironizaram a morte de Kirk.Turismo Brasil

Além de marcar Landau em postagens consideradas ofensivas, ele tem buscado expor locais de trabalho dos autores e pressionado pela demissão deles. O parlamentar celebrou, por exemplo, a decisão da Recife Day Clinic, que anunciou em nota o desligamento definitivo do neurocirurgião.

Charlie Kirk foi morto com um tiro no pescoço durante evento em uma universidade em Utah. Dois dias depois, um estudante de 22 anos confessou o crime e foi preso. Veja a publicação abaixo.

“De todo o conteúdo online depravado que já vi, este talvez seja o mais assustador. Este é um NEUROCIRURGIÃO do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua “pontaria impecável”, mas também, com precisão cirúrgica, especifica “coluna cervical”. Este é um profissional licenciado que fez o Juramento de Hipócrates? “Em qualquer casa em que eu entrar, entrarei para ajudar os doentes e me absterei de todo mal e dano intencional.” Eu pessoalmente ordenei ao chefe de Assuntos Consulares que revogasse seu visto americano, se ele tivesse um, e que colocasse um alerta nele para garantir que nunca o recebesse. Eu também gostaria de pensar que as autoridades brasileiras de licenciamento se interessariam por um neurocirurgião que deseja publicamente a morte de pessoas com cujas opiniões políticas discorda.”