Justiça manda deputado do PT provar acusação contra Sabesp

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o deputado estadual Emídio de Souza (PT) apresente documentos que comprovem as acusações feitas em suas redes sociais contra a Sabesp.

BRASIL

12/9/20251 min read

A decisão, emitida pela 9ª Vara Cível de Osasco na última sexta-feira (5), atende a um pedido da companhia de saneamento e estabelece prazo de 15 dias para o envio das evidências.

Procurado, Emídio afirmou que ainda não recebeu notificação oficial e que irá responder no processo. Em nota, declarou:

“Fiscalizar serviços públicos e proteger a saúde da população é uma obrigação constitucional do mandato parlamentar, não uma opção”.

A estatal contesta duas publicações feitas pelo parlamentar — ex-prefeito de Osasco. Em uma delas, um vídeo aponta que moradores da Barra Funda, na zona oeste da capital, estariam consumindo água com odor de esgoto e sofrendo problemas de saúde.

Segundo a Sabesp, após o vídeo viralizar, equipes foram enviadas ao edifício e a imóveis próximos, onde realizaram um acompanhamento por 16 dias, em diferentes períodos.

A empresa afirma que todas as análises ficaram dentro dos padrões de potabilidade e não indicaram contaminação bacteriana.

A ação judicial também sustenta que as imagens usadas por Emídio mostram a entrada da caixa d’água do prédio — uma área que não faz parte da responsabilidade direta da companhia.

Em outro vídeo, o deputado denuncia suposta má qualidade da água em Osasco; a Sabesp rebate dizendo que seus monitoramentos atendem integralmente às normas técnicas.

Na manifestação pública, Emídio citou reportagens jornalísticas que tratam da “gravidade da situação” e mencionou o caso de um morador da Barra Funda que teria sido hospitalizado com sintomas de infecção. (Foto: reprodução; Fonte: Folha de SP