Ministro de Lula e Marco Rubio realizam novo encontro

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, voltou a se reunir nessa quarta-feira (13) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na sede do Departamento de Estado, em Washington.

INTERNACIONAL

11/14/20252 min read

Foi o terceiro encontro entre os dois desde que o governo Donald Trump estabeleceu tarifas de 40% e lançou a primeira rodada de sanções contra autoridades brasileiras, em julho. Embora nenhum anúncio formal tenha sido feito, Vieira afirmou que o Brasil aguarda que os EUA apresentem em breve algum tipo de “acordo provisório”, incluindo uma suspensão temporária do tarifaço — por cerca de 60 dias — para permitir negociações mais detalhadas setor por setor.

Segundo o chanceler, Rubio “reafirmou [o interesse] de se chegar a um acordo provisório até o final desse mês, ou princípio do mês que vem, que estabelecesse um mapa do caminho para uma negociação que poderia durar dois ou três meses, para então se concluir definitivamente todas as questões entre os dois países”.

Vieira avaliou positivamente o clima da reunião, classificando o gesto como “uma demonstração do interesse do governo americano, do secretário de Estado, em solucionar todas as questões ainda pendentes na relação com o Brasil. Um sinal de desejo de solucionar, de dar a volta nessa página”.

A conversa começou por volta das 17h, no horário local, inicialmente em espanhol, e durou cerca de dez minutos. Depois, o diálogo avançou em inglês, com a participação das equipes dos dois lados. Temas como regulação de big techs e liberdade de expressão entraram na pauta, além das questões comerciais que envolvem as tarifas, conforme informações de bastidores reveladas pela imprensa brasileira.

Atualmente, mais de 60% das exportações brasileiras aos Estados Unidos enfrentam sobretaxas de 50%, atingindo produtos como carne e café, que têm elevado os custos para consumidores americanos.

Apesar de tanto Trump quanto Luiz Inácio Lula da Silva manifestarem desejo de negociar, a suspensão temporária das tarifas — solicitada por Lula — ainda não foi implementada.

No início da noite, o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, informou que “o Secretário Rubio e o Ministro Vieira discutiram um quadro de reciprocidade para a relação comercial entre os EUA e o Brasil”, ressaltando que o encontro decorre da reunião entre Lula e Trump realizada em 26 de outubro, na Malásia.

Rubio também publicou nas redes sociais uma foto sorridente ao lado de Vieira, dizendo que conversaram sobre “assuntos de mútuo interesse”.

Enquanto isso, a Casa Branca anunciou novos acordos comerciais com Argentina, El Salvador, Equador e Guatemala, prevendo redução de tarifas para produtos como café e banana. Na reunião entre Vieira e Rubio, questões regionais também foram citadas, incluindo a situação na Venezuela e a crise no Haiti.