Ministro de Lula e Marco Rubio se reúnem no Canadá

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, paralelamente à cúpula de chanceleres do G7, realizada em Niagara, no Canadá.

INTERNACIONAL

11/12/20251 min read

Durante o encontro, o representante do governo petista entregou uma proposta para encerrar a tarifa adicional de 40% imposta pelos EUA sobre produtos do Brasil e ressaltou a urgência de acelerar as negociações com a Casa Branca.

Segundo informações do Itamaraty, a proposta foi oficialmente encaminhada em 4 de novembro, logo após o encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (Partido Republicano) na Malásia. Vieira e Rubio concordaram ainda em agendar uma nova reunião presencial para dar continuidade às tratativas comerciais.

Este foi o segundo encontro presencial entre os ministros desde o início das negociações diretas, em 6 de outubro, quando Lula e Trump conversaram por telefone. Já se passaram 37 dias de conversas sem a definição de um acordo.

Desde agosto, o governo brasileiro busca a revogação do chamado “tarifaço”, que entrou em vigor em 6 de agosto de 2025, aplicando uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. Além disso, o Brasil reivindica a suspensão de sanções contra autoridades nacionais, incluindo Alexandre de Moraes, do STF, proibido de realizar operações financeiras nos EUA sob a Lei Magnitsky.

O governo Trump já deixou claro que o Brasil recebeu tarifa extra por violações de direitos, censura a cidadãos e empresas americanas e perseguição jurídica ao ex-presidente Bolsonaro.

Ambos decidiram também realizar um segundo encontro, que deve acontecer já nesta quinta-feira (13), dando continuidade ao diálogo bilateral. Durante o encontro com Lula na Malásia, Trump havia afirmado que esperava chegar a um “bom acordo” após a imposição das tarifas aos produtos brasileiros. (Foto: divulgação; Fontes: Poder360; CNN)