Tornado atinge Paraná, deixa rastro de destruição e provoca mortes

Um tornado provocado pelo ciclone extratropical que avança pelo Sul do Brasil causou destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na manhã deste sábado (8). De acordo com a Defesa Civil estadual, o fenômeno deixou cinco mortos e cerca de 130 feridos, além de dezenas de casas e veículos destruídos.

11/8/20252 min read

A cidade foi uma das mais atingidas pelo sistema de ventos intensos, segundo informações do Governo do Paraná. “Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão mobilizadas fazendo atendimentos e levantamentos junto às prefeituras e autoridades municipais”, informou o órgão em comunicado.

O coronel Fernando Schunig, coordenador da Defesa Civil do Paraná, confirmou à GloboNews as mortes e o número de feridos. “Cerca de 130 pessoas precisaram de atendimento médico e pelo menos 30 estão em estado grave”, afirmou.

A força-tarefa conta com bombeiros, policiais militares, equipes da Secretaria de Saúde e cães farejadores que ajudam na busca por possíveis vítimas ainda presas sob escombros.

Diante do grande volume de feridos, foi montado um hospital de campanha para reforçar o atendimento emergencial. O governador Ratinho Jr (PSD) expressou solidariedade às vítimas do temporal.

“A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente”, declarou.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram ruas cobertas por destroços, carros destruídos e casas totalmente arrasadas. Moradores relatam momentos de desespero durante a passagem do tornado, que atingiu a cidade com ventos extremamente fortes e repentina mudança climática.

O ciclone extratropical, que agora avança em direção ao Sudeste, já provocou estragos também no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em Dionísio Cerqueira (SC), vídeos mostram um vendaval que destelhou casas e derrubou árvores.

No início da noite, a Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta de risco para diversas regiões do estado, incluindo a Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Sorocaba, Baixada Santista e Litoral Norte. O comunicado prevê chuvas intensas e rajadas de vento nas próximas horas.

De acordo com a Climatempo, “o processo de formação do ciclone e da frente fria gera muitas áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania”.

Com o deslocamento do ciclone para o Sudeste, autoridades pedem que a população evite áreas abertas, busque abrigo seguro e acompanhe os comunicados oficiais. O fenômeno deve continuar provocando instabilidades nas próximas 48 horas em partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.